Na Mira do Sistema

Seja bem-vindo ao blog da 2ª série B do Colégio Sacramentinas.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IV Olimpíada Pierre Vigne
A IV olimpíada Pierre Vigne, realizada em Vitoria da Conquista, BA, no Colégio Nossa Senhora de Fátima –Sacramentinas– proporcionou aos estudantes de diversas unidades da congregação das religiosas do Santíssimo Sacramento no Brasil uma ótima oportunidade para que os alunos atletas pudessem expor suas habilidades e compartilhar espírito de cooperação e amizade. Foram quatro dias de competições entretenimento aonde houve um intercambio cultural entre os alunos de Maceió, São Carlos, Salvador, Bonfim, Feira de Santana e obviamente Vitoria da Conquista.

Os alunos de Conquista abriram seus braços e mostraram que mesmo sendo a terra do frio, aqui tem todo o calor baiano, com músicas que mostram a nossa cultura e um jeito despojado de se vestir, a banda “Os Kara de Pau” convidava para dançar todos os alunos que estavam chegando. Mesmo cansados de tantas horas de estrada, os alunos caíram na farra, transformando a sua chegada em um verdadeiro Carnaval fora de época. Assim, pouco a pouco, diversas culturas, raças e idades lotaram o estacionamento do colégio.

Depois dessa festa na sua chegada, os alunos foram se alojar em seus devidos quartos. Aproveitando para receber dos professores locais seus kits de acolhida, e ainda fazendo um pequeno lanche, para esquentar os ânimos. Cada aluno foi se arrumando para a grande celebração que era esperada mais a noite: a abertura.

A abertura das Olimpíadas, realizada no Ginásio de Esportes, foi um prova da grandiosidade do evento, mostrando com beleza o envolvimento das diversas delegações vindas para o acontecimento. Com muita emoção aos poucos foram mostrados valores morais que todo o ser humano deveria ter com o próximo e si mesmo, entre eles os de maior relevância são a solidariedade, paz, amor e principalmente amizade. Desse modo, fomos conhecendo um pouco de cada lugar, sua cultura, e podemos ter uma prévia do que aconteceria nos próximos dias, onde o evento se tornaria algo que marcaria a história da escola sede. E assim se desenrolou com muito entusiasmo e de um jeito muito descontraído as olimpíadas.

Durante o evento todos os colégios foram muito bem representados com diversas manifestações artísticas que ampliaram o conhecimento dos alunos a respeito das diversas regiões do país. Os alunos de Vitoria da Conquista deram show de sapateado, representação e musicalidade mostrando a todos um pouquinho da terra das rosas e do café. São Carlos transportou o publico para os rodeios. O forró dos meninos de Maceió foi encantador. Os bailarinos do Bonfim emocionaram a todos fornecendo-nos um pouquinho do seu forro e muito do seu talento a ponto de serem aplaudidos de pé. Salvador trouxe o clima carnavalesco e Feira de Santana de sua tradição.

Além disso, no decorrer dos quatro dias de olimpíada todos os alunos das diversas delegações do Brasil demonstraram garra, torcida e sede de vencer. Além de muita disputa, a amizade que daqui floresceu fez unir inda mais os competidores.

Entretanto no dia 12 de outubro toda essa alegria teve fim, houve então o seu encerramento no ginásio de esporte, palco de uma grande festa, movida por emoção e entretenimento. A equipe da TV sudoeste e muitos fotógrafos marcaram presença.

A incrível despedida marcou muitos corações e fez muitos atletas, pais, professores se emocionarem. Nesse dia buques de flores foram entregue ás irmãs, com toda a experiência, sabedoria, paz e humildade alem de muita alegria e festa, fizeram as olimpíadas não só um espaço disputado, mas educacional também. Ensinaram que as olimpíadas não são apenas para serem competidas, mas compartilhadas. Não menos importante a organização deu um show de responsabilidade e trabalho bem feito. Enfim, as olimpíadas Sacramentinas 2009 cumpriram com seus objetivos. Com certeza muito ficou na memória e no coração desses atletas que muito aprenderam e compartilharam.

Concluímos assim que essas olimpíadas proporcionam aos estudantes a realização de uma análise social de seu convívio com outras pessoas, ou seja, uma reflexão sociológica. As relações que se estabeleceram entre as estudantes geraram normas de comportamento, atitudes, formação de grupos e de ideais dentro das mesmas; possibilitou aos jovens o estabelecimento de identidades.

Ainda ficou provado que a escola que investe em esporte mantém o aluno numa constante busca do seu aprimoramento e tal atitude o afasta das drogas ou de outras escolhas que possam prejudicá-lo. O esporte é, basicamente, um ótimo parâmetro para que as pessoas comecem a trabalhar com aspectos como o companheirismo, a superação de desafios, a conquista de objetivos, situações que, se transportadas para as questões profissionais e pessoais, servirão de estímulo para que superemos nossos limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário