Na Mira do Sistema

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segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cidadão “legal” x cidadão “real”

Evolução histórica da cidadania do povo brasileiro
“cidadãos doutores” x “simples cidadãos” x “cidadãos elementos”
Acima da lei. X Classe média, pequenos proprietários. X Marginalizados.


Cidadão é o indivíduo que tem a capacidade de entender o mundo, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los.



Fatores presentes na construção da cidadania no Brasil resultantes da Colonização Portuguesa:

POSITIVOS
Unidade territorial, lingüística, cultural e religiosa
NEGATIVOS
População analfabeta, sociedade escravista, economia baseada na monocultura e latifúndio, Estado policial, fiscalizador (colônia, nem pátria, nem cidadãos).
INDEPENDÊNCIA
Construção da identidade nacional.

A escola no contexto dos direitos e da cidadania:
Escola: instituição social que trabalha com a socialização do conhecimento, formação de hábitos, valores e atitudes.


Como a escola pode contribuir para a formação da cidadania democrática?

• Apoio institucional e definição de política governamental.

• Vivências de gestão democrática.

• Projeto pedagógico orientado para a cidadania enquanto proposta global da escola.

• Prática pedagógica que respeite o aluno como sujeito produtor do conhecimento e a escola como espaço sistemático de
exercício da cidadania.

• Papel do educador é fundamental – Formação profissional do educador fundamentada nos conteúdos de cidadania democrática.

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